Olhar de Mãe – Livro Infantil

Valor total do projeto
R$20.000,00

Goiânia  •  2019

Lei Municipal - Goiânia/GO ISS Literatura

Trata-se de um livro infantil com ilustrações em aquarela feitas pelo artista plástico Nilander, abordando a rotina e o dia a dia de dez diferentes mães e seus filhos. É a primeira edição de uma coletânea de poemas infantis escritos por mães, sobre seus filhos, organizados de forma a incentivar a leitura, enriquecer o vocabulário e estimular a imaginação das crianças leitoras. Pretende-se, posteriormente, dar prosseguimento a este projeto, estendendo do Olhar de Mãe para o Olhar dos Pais e Avós, figuras também essenciais no desenvolvimento de uma criança.

Objetivo

Esta proposta tem como objetivo a publicação do livro infantil Olhar de Mãe, que pretende ser uma ferramenta no estímulo à leitura para crianças. O texto de leitura fácil e as ilustrações em aquarela em uma abordagem lúdica, pretendem desenvolver o prazer da leitura, estimular a criatividade, fortalecer a capacidade de concentração e atenção das crianças, e ainda estimulá-las a desenvolver habilidades linguísticas e enriquecer o seu vocabulário.
Tal projeto é de extrema relevância para a nossa cidade, ao tratar do desenvolvimento de futuros leitores e da formação de melhores cidadãos para o convívio em sociedade.

Contrapartida Social

Além dos aspectos de aprendizado e ampliação do conhecimento, a leitura para as crianças traz benefícios emocionais e socioculturais. Ouvir histórias estimula a imaginação e a criatividade, e aumenta a habilidade de se comunicar. As crianças aprimoram capacidades criativas, de imaginação e sensibilidade para a arte e a cultura. Os livros têm o poder de despertar o interesse pela narrativa e a nomear e identificar informações do mundo real. O livro aqui proposto aborda todos esses aspectos. De linguagem fácil, é feito de mães para filhos. As capacidades cognitivas, sociais e de aprendizado são desenvolvidas na infância e impulsionadas pela leitura. Nos primeiros anos de vida, especialmente de zero a seis anos, há mudanças decisivas na formação intelectual e emocional e, por isso, ouvir histórias durante esta fase da vida é fundamental para desenvolver várias habilidades. O raciocínio, a formação de opinião e o aumento do conhecimento sobre o mundo são algumas delas. Na fase escolar, crianças que escutam histórias têm maior facilidade de aprender e de se concentrar, além de maior interesse no processo de alfabetização. Estudos mostram também que a prática da leitura de pais para filhos está relacionada à ampliação do vocabulário, e que a leitura em casa é importante para estimular alunos com dificuldades de aprendizado.