VI FAVERA – Festival Audiovisual Vera Cruz

Valor total do projeto
R$60.000,00,00

Lei Municipal - Goiânia/GO ISS Audiovisual

O VI FAVERA contará com mostras competitivas e não competitivas de curtas e longas-metragens, oficinas de formação audiovisual, encontro de cultura e debate com realizadores. O festival acontecerá em um dos maiores e mais populosos bairros de Goiânia, além de distante do Centro, descentralizando e democratizando as oportunidades de se consumir e produzir cultura.

Objetivo

O VI FAVERA tem como objetivos:
- Democratizar o acesso à cultura audiovisual na periferia de Goiânia;
- Descentralizar as grandes iniciativas culturais da cidade de Goiânia;
- Gerar impacto sociocultural na população;
- Consolidar o evento no calendário audiovisual nacional;
- Valorizar e incentivar a produção audiovisual oriunda das periferias brasileiras;
- Criar comunicação com ações semelhantes oriundas das periferias brasileiras;
- Proporcionar conhecimento audiovisual à comunidade carente;
- Aproximar a comunidade dos realizadores nacionais;
- Gerar público para o cinema nacional (criar hábito);
- Incentivar e gerar multiplicação de ações culturais na região (por meio das mostras exclusivas a filmes produzidos na região, núcleo de produção nas escolas e encontro de iniciativas culturais e fazedores de cultura).

Contrapartida Social

Se há algo que não se pode discordar quanto ao FAVERA é em relação ao seu caráter de descentralização e democratização culturais, pois leva Festival de Cinema para uma das maiores periferias de Goiânia de forma gratuita. Todos os interessados terão acesso ao evento (uma vez que é realizado em uma quadra de escola, com amplo espaço, e apesar da quantidade limitada de cadeiras locadas, possui as carteiras escolares que são utilizadas quando as locadas são preenchidas).
O FAVERA também se compromete a utilizar os recursos necessários à sua realização prezando pela responsabilidade ambiental, gerando a menor quantidade possível de resíduos sólidos, além de separar adequadamente os materiais que podem ser reciclados, posteriormente doando-os ao parceiro Vera Cult Ponto de Cultura, que possui atividades que ensinam a reutilizar materiais.
O FAVERA também priorizará a contratação de monitores e assistentes que residem na periferia da cidade.